terça-feira, 29 de abril de 2008

As dimensões do Espaço...


Físicos da Universidade de Wisconsin-Madison, Estados Unidos, publicaram uma nova teoria que promete nada menos do que a possibilidade de que se possa "enxergar" as dimensões extras do Universo. Segundo eles, o formato dessas dimensões pode ser visto decifrando-se sua influência sobre a radiação cósmica liberada logo após o Big Bang.

O que é mais significativo na proposta dos físicos Gary Shiu e Bret Underwood é que sua idéia pode ser um método viável para se testar a Teoria da Cordas. Esta é uma das principais candidatas à posição de "teoria do tudo", que os físicos têm procurado como forma para unificar as teorias da Relatividade e Quântica. Só que, até agora, não existe uma forma para se testar experimentalmente essa nova proposta de teoria.

A Teoria das Cordas propõe que nós vemos apenas uma parte do mundo. Assim, ao invés de falarmos O Universo, seria mais correto falarmos nosso universo. Além das nossas quatro dimensões - o x, y e z do espaço, mais o tempo - existiriam outras seis dimensões espaciais "escondidas" em minúsculos formatos geométricos em cada ponto individual do universo.

Se os cientistas conseguirem comprovar sua teoria e efetivamente gerar um mapa visual das outras dimensões, eles estarão simultaneamente provando a existência dessas dimensões, o que poderia elevar a Teoria das Cordas ao trono da física.

"Você pode teorizar qualquer coisa, mas você ter que ser capaz de comprová-la com experimentos," diz Shiu. "Agora o problema é, como nós testamos isto?"

Ele e Underwood acreditam ter a resposta: a seis minúsculas dimensões extras teriam afetado mais fortemente o nosso universo quando ele estava nascendo, apenas alguns milionésimos de segundo depois do Big Bang.

E sua assinatura poderia ser encontrada na radiação cósmica de fundo, uma espécie de eco do Big Bang. Utilizando dois formatos geométricos simples, apenas para demonstrar o funcionamento de sua teoria, eles calcularam o mapa previsto da energia que seria visto no universo caso as dimensões extras tivessem cada um desses formatos. Quando compararam os dois mapas, eles encontraram diferenças pequenas, mas muito significativas.

"Nossos resultados com formatos simples e bem conhecidos deram a prova de conceito de que a geometria das dimensões escondidas pode ser decifrada a partir do padrão de energia cósmica," diz Shiu. "Isto oferece uma oportunidade rara na qual a teoria das cordas pode ser testada." A imagem acima é o resultado dessa análise de demonstração.

Os cientistas ainda não possuem dados com a precisão suficiente para efetuar cálculos realistas. Eles esperam que o satélite Planck, da Agência Espacial Européia, agendado para ser lançado em 2008, possa fornecer os dados necessários para testar sua hipótese e, por decorrência, a Teoria das Cordas.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

O Álcool e a sua Alegria.


EU VOU BEBER PRA ESQUECER MEUS POBREMAS...


Pesquisadores da Universidade de Tóquio estudaram a velha questão de que o álcool ajuda as pessoas a afogar a tristeza, e descobriram que é o contrário, pois as pessoas que se embriagam fortalecem suas memórias ruins.

Foi concluído que o etanol dá mais força às lembranças no cérebro. Em seus experimentos, coordenados pelo farmacologista Norio Matsuki, deram leves choques a ratos de laboratório, para condicionar o medo nos animais. O resultado é que os ratos ficam congelados de medo toda vez que eram colocados em suas gaiolas. Logo depois, os cientistas injetavam álcool ou uma substância inócua (para controle) nos roedores. E descobriram que os ratos com álcool nas veias ficavam mais tempo paralisados de medo do que os que não foram “embriagados”, com a aversão durando duas semanas. "Se aplicarmos esse estudo a seres humanos, as memórias que eles estão tentando eliminar vai continuar mais fortes, mesmo se beberem álcool para tentar esquecer um evento do qual não gostaram e ficar de bom humor por alguns instantes. No dia seguinte, não vão se lembrar do efeito alegre da bebida", escreveram os pesquisadores.

O conselho de Matsuki aos que bebem para esquecer é este: "Para esquecer algo desagradável, é melhor sobrepor uma memória positiva à memória negativa e deixar o álcool de lado". O estudo está na revista científica "Neuropsychopharmacology".



•Uma tirinha pra você:

Prosseguem buscas por padre desaparecido em Santa Catarina

O Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), da Polícia Militar de Santa Catarina, continuava o trabalho de buscas ao padre paranaense Adelir De Carli, desaparecido desde a noite de ontem, quando tentava fazer um vôo de 20 horas sentado em uma cadeira amarrada a mil balões de festas cheios de gás hélio. O último contato aconteceu por volta das 21 horas, quando avisou que estava pousando no mar, a cerca de 15 quilômetros a leste das ilhas Tamboretes, que distam 5 quilômetros da costa da ilha de São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina.

No site da Pastoral Rodoviária, à qual o padre está ligado desde sua ordenação há cinco anos, ele diz ter criado o evento Voar Social, como forma de atrair os canais de mídia e divulgar a pastoral, que presta assistência espiritual e social aos caminhoneiros. Ele declara ter "vasta experiência" como esportista de montanhismo, mergulho, pára-quedismo e vôo livre (parapente). De Carli já tinha levantado vôo com a ajuda de 500 balões em 13 de janeiro deste ano, em Ampère, no sudoeste paranaense. Atingiu 5.337 metros e desceu quatro horas e 15 minutos depois, a 110 quilômetros dali, em San Antonio, na Argentina. Segundo ele, o recorde de altitude anterior era de 3,9 mil metros, de um norte-americano.

Desta vez, De Carli pretendia bater o recorde de tempo, que é de 19 horas, e ficar uma hora a mais nos ares. Esperava que os balões o levassem para o interior do Paraná, a partir de Paranaguá, no litoral do Estado, de onde decolou por volta das 13 horas de ontem com seu equipamento.

As buscas são feitas por cerca de 100 pessoas, que têm o auxílio de um helicóptero da Polícia Militar de Santa Catarina, duas embarcações da Marinha e um avião Bandeirante da Força Aérea Brasileira, além de um avião do governo do Paraná e vários pescadores voluntários. Apesar do vento de cerca de 60 a 70 quilômetros no mar, o tempo e a visibilidade eram bons até a tarde de hoje. Na Paróquia São Cristóvão, em Paranaguá, onde De Carli é pároco, fiéis passaram o dia em orações. No Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta-2), em Curitiba, que podia informar sobre as licenças para esse tipo de vôo, não houve expediente hoje.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Um poema para refletir...


Ó Formas alvas, brancas, Formas claras

De Luares, de neves, de neblinas!...

Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...

Incensos dos turíbulos das aras...

Formas do Amor, constelarmente puras,

De virgens e de Santas vaporosas...

Brilhos errantes, mádidas frescuras

E dolência de lírios e de rosas...

Indefiníveis músicas supremas,

Harmonias da Cor e do Perfume...

Horas do ocaso, trêmulas, extremas,

Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...

Visões, salmos e cânticos serenos,

Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...

Dormências de volúpicos venenos

Sutis e suaves, mórbidos , radiantes...

Infinitos espíritos dispersos,

Inefáveis, edênicos, aéreos,

Fecundai o Mistério destes versos

Com a chama ideal de todos os mistérios.

(...)

Momento Humor







terça-feira, 15 de abril de 2008

Amy Winehouse grava trilha sonora de novo James Bond


A cantora britânica Amy Winehouse começou a gravar na segunda-feira, 14, a trilha sonora do próximo filme de James Bond, Quantum of Solace, que deve estrear em outubro deste ano.

A estrela do jazz, de 24 anos, envolvida há meses em uma polêmica por sua batalha contra as drogas e o álcool, compareceu às sessões de gravação na casa do amigo e produtor Mark Ronson, na cidade de Henley, condado inglês de Oxfordshire.

Amy fará diversas músicas para o novo 007, incluindo o tema central do filme. Além disso, o jornal The Sun divulgou nesta terça-feira, 15, que a cantora aceitou dar um show este ano no festival musical de Glastonbury, na Inglaterra, onde irá se apresentar acompanhada do rapper norte-americano Jay-Z.

Falando Nisso:

Quantum of Solace é o vigésimo segundo filme oficial do agente James Bond, previsto para estrear em 2008. Os atores Daniel Craig, Judi Dench e Giancarlo Gianini já confirmaram seus retornos, e o ator Jesper Christensen também confirmou sua presença, assim como o francês Mathieu Amalric. Marc Foster, diretor de A Ultima Ceia sucederá o veterano na direção, que afirmou ser muito pesada a carga de trabalho.

O filme se inicia na última cena de Cassino Royale, e segue o agente 007 procurando a organização criminosa que levou á morte da namorada Vesper Lynd, e encontrando um membr

o, Dominic Greene (Mathieu Amalric), que planeja um golspe de estado em um país sul-americano. Bond é ajudado por Camille (Olga Kurinlenko), que quer se vingar de Greene. Segundo fontes da Internet, o misterioso namorado de Vesper poderá ser um dos vilões. O título é retirado de um conto de For Your Eyes Only.

P.S.: Então é isso pessoal, estou aqui com blog novo - devido a muitos pedidos - criando um Blogspot para mostrar todas as coisas em que meu mundo possa oferecer à vocês. Abraços!!!